Volt defende cobrança de impostos a nível europeu

  • 09/05/2025

Segundo o também cabeça de lista do Volt por Lisboa, "o grande elefante na sala" é a Europa, dado que o parlamento "não fala a sério dos temas da Europa, que são fundamentais para Portugal", denunciou, em declarações aos jornalistas, durante uma ação de campanha em frente à Assembleia da República - por ocasião do Dia da Europa que se assinala hoje -, onde o partido colocou um elefante insuflável.

 

O partido defende, por isso, a criação de um Ministério das Finanças Europeu, que permita ir "buscar financiamento próprio para a União Europeia", nomeadamente através "das grandes multinacionais".

"É um caminho progressivo", mas é preciso "ter formas de cobrar impostos a nível europeu", que permitam que "as grandes multinacionais, em particular as tecnológicas digitais, paguem a sua fatia justa de impostos", o que permitiria "à União Europeia ter recursos próprios para as grandes necessidades de investimento", como é o caso da transição digital e climática ou de infraestruturas, explicou.

O co-presidente do Volt considera ainda que o atual "modelo de investimento em defesa é ineficiente", dado que depende dos orçamentos nacionais e que "não há coragem" para "reformar os tratados da União Europeia".

O Volt defende a criação de um Exército Europeu, que invista "em escala" na especialização das Forças Armadas em cada país", sendo que este exército seria funcionaria "dentro da NATO" e "sem desviar fundos importantes [provenientes] de investimentos nacionais, como a educação, a saúde e a habitação".

"Ter umas Forças Armadas Europeias dentro da NATO é puxar a NATO mais pelos interesses europeus e não usar a NATO completamente dependente dos Estados Unidos. Isto é do nosso interesse e significa também termos uma voz mais ativa na mediação e na prevenção de conflitos armados", sustentou Duarte Costa, em declarações aos jornalistas, na ação que juntou cabeças de lista de alguns círculos eleitorais por onde concorre o partido como Setúbal, Porto ou Évora.

Questionado sobre como poderiam receber as Forças Armadas portuguesas esta proposta, o co-presidente respondeu: "tenho a certeza de que quem está dedicado à defesa e à inovação das Forças Armadas em Portugal, teria muito entusiasmo em integrar umas Forças Armadas com muito mais capacidade tecnológica, de investimento, de especialização e de mobilização em caso de necessidade".

Sobre a Palestina, Duarte Costa assegura que o partido tem "uma posição muito clara", referindo ser a favor "da defesa dos direitos humanos" e do direito internacional, pelo que insta a União Europeia a ser "corajosa" e lembra que "há mandatos de captura do Tribunal Penal Internacional que são para cumprir".

O Volt vai concorrer a 20 dos 22 círculos eleitorais nas eleições de 18 de maio, sendo que nas eleições legislativas de 2024 obteve 0,18%, com 11.854 votos.

Leia Também: Volt alerta para crise nas urgências e defende "medidas de crise"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2783106/volt-defende-cobranca-de-impostos-a-nivel-europeu?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros