Serviços mínimos permitem oferta "significativa" a partir de domingo

  • 09/05/2025

"Esta decisão permitiu à CP assegurar uma parte significativa da oferta habitual, garantindo que os impactos nos serviços Urbanos de Lisboa e do Porto, nos dias 11 e 14 de maio [domingo e quarta-feira], sejam residuais, e contribuindo também para que nos dias 12 e 13 de maio [segunda e terça-feira] se assegurem aproximadamente 50% dos comboios programados", salientou em comunicado.

 

A transportadora lembrou que "propôs a fixação de 30% de serviços mínimos, tendo o Tribunal Arbitral considerado que 25% seriam suficientes para garantir a mobilidade essencial".

O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social definiu a realização de serviços mínimos de 25% em todos os comboios programados", nomeadamente Longo Curso, Regionais e Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, "na sequência da greve decretada pelo SFRCI - Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, entre as 00h00 de 11 de maio e as 24h00 de 14 de maio de 2025".

A operadora "manifestou a sua concordância com esta decisão, contrária às mais recentes, nas quais a proposta de realização de serviços mínimos abaixo dos limites que permitam operar o transporte ferroviário com garantias mínimas de segurança dos passageiros, obrigou a uma supressão total de comboios".

Esta decisão é, no seu entender, "mais justa, uma vez que protege os direitos dos clientes à mobilidade, ao trabalho, à saúde e à educação, assegurando simultaneamente o respeito pelo direito à greve".

As greves na CP continuam no fim de semana, mas o impacto deverá reduzir-se, prevendo-se sábado a paralisação dos maquinistas ao trabalho suplementar e, no domingo, os revisores e trabalhadores das bilheteiras juntam-se ao protesto.

Assim, de sábado a quarta-feira mantém-se a greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), abrangendo apenas o trabalho suplementar, incluindo o trabalho em dia de descanso semanal, de acordo com informação no 'site' da estrutura sindical.

A partir de domingo começa uma nova paralisação, também até quarta-feira, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), dos revisores e trabalhadores de bilheteiras.

Esta greve é parcial, decorrendo entre as 05h00 as 08h30 de segunda-feira e terça-feira, segundo explicou à Lusa o presidente SFRCI, Luís Bravo. No domingo e na quarta-feira a greve só afeta os comboios de longo curso "de forma residual", acrescenta.

Leia Também: Tribunal define serviços mínimos para greve na CP a partir de domingo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2783195/servicos-minimos-permitem-oferta-significativa-a-partir-de-domingo?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros