Polícia queima toneladas de cocaína e acaba por... drogar cidade inteira
- 09/05/2025
As autoridades turcas queimaram cerca de 20 toneladas de canábis apreendidas, na cidade de Lice, no leste da Turquia. O objetivo seria deixar uma 'mensagem' aos traficantes, mas a polícia acabou por drogar involuntariamente a cidade de 25 mil habitantes.
Segundo conta o Turkiye Today, a operação foi levada a cabo no passado dia 18 de abril pelo Comando do Distrito de Lice e os cidadãos ficaram com sintomas de intoxicação, incluindo tonturas, náuseas e até alucinações, devido ao fumo denso que cobriu a cidade durante dias.
"Tal como o fumo do tabaco prejudica os fumadores passivos em espaços fechados, o fumo da queima destes estupefacientes pode causar um grave desconforto, intoxicação, tonturas, náuseas e alucinações", explicou Yahya Oger, presidente da Associação Estrela Verde, que visa combater as dependências.
Ao jornal, um dos habitantes adiantou que não pôde abrir as janelas durante vários dias "por causa do cheiro a droga" e que teve de levar os filhos ao hospital devido à intoxicação.
O produto estupefaciente queimado estava avaliado em 10 mil milhões de liras turcas (mais de 232 milhões de euros) e foi apreendido durante 226 operações realizadas ao longo de 2024.
Para a queima, a polícia utilizou mais de 200 litros de gasóleo e colocou os fardos de droga de forma a soletrar 'LICE', o nome da cidade.
Considerando que o método de destruição é "pouco profissional", a Associação Estrela Verde recomendou que as autoridades eliminem os narcóticos em fábricas com chaminés filtradas ou em áreas distantes dos centros populacionais.
Leia Também: Oposição turca junta dezenas de milhares de pessoas em Istambul