Lula critica chantagem de Trump e ataca brasileiros "traidores da pátria"

  • 18/07/2025

"O que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos", criticou Lula da Silva na quinta-feira, numa mensagem ao país transmitida pelas televisões e rádios públicas.

 

O chefe de Estado disse ainda que no Brasil o poder judiciário é independente, numa resposta aos ataques a Trump em defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro (2019-2023), afirmando ainda que "tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional".

"Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor", disse, referindo-se a parlamentares 'bolsonaristas', como o filho de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, que estão a pressionar as autoridades norte-americanas para impor sanções ao Brasil.

Minutos antes da mensagem de Lula, Donald Trump enviou uma carta a Jair Bolsonaro, reiterando os ataques ao sistema judicial e ao que apelidou de "regime ridículo de censura" no Brasil.

"Tenho visto o tratamento terrível que está a receber pelas mãos de um sistema injusto voltado contra si. Esse julgamento deve acabar imediatamente!", escreveu o Presidente norte-americano, numa carta partilhada por Bolsonaro nas redes sociais.

O procurador-geral do Brasil pediu a condenação de Jair Bolsonaro e de sete antigos colaboradores por tentativa de golpe de Estado contra Lula da Silva.

"Tenho manifestado fortemente a minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária", detalhou Trump, referindo-se ao anúncio de uma tarifa de 50% que será imposta aos produtos brasileiros a partir de 01 de agosto.

O republicano demonstrou ainda assim "sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura".

"Estarei observando de perto", concluiu o Presidente dos Estados Unidos.

Em resposta, Lula Silva sublinhou que "não há vencedores em guerras tarifárias".

"Somos um país de paz, sem inimigos. Acreditamos no multilateralismo e na cooperação entre as nações. Mas que ninguém se esqueça: o Brasil tem um único dono -- o povo brasileiro", frisou o chefe de Estado.

Leia Também: Lula atira: Trump não foi eleito "imperador do mundo". Casa Branca reage

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2824068/lula-critica-chantagem-de-trump-e-ataca-brasileiros-traidores-da-patria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros