Leão XIV dará prioridade à paz num mundo em guerra e com "ONU obsoleta"

  • 09/05/2025

O perito, professor da Universidade Pontifícia da Santa Cruz, em Roma, participou no Sínodo e partilhou um painel em outubro do ano passado com o então prefeito do Dicastério dos Bispos e atual Leão XIV, num fórum teológico-pastoral sobre a "relação mútua entre a Igreja local e a Igreja universal".

 

"Nós estamos a ver que há um deslocamento do centro do mundo dos Estados Unidos para outras zonas do mundo, em concreto, [para] a Ásia, que está cada vez mais a aglutinar os processos de decisão", mas, para gerir os problemas, "mantemos uma arquitetura de encontro entre as nações, que ainda é aquela que temos da ONU, que nasceu em 1945", uma "arquitetura muito antiga", afirmou Miguel de Salis Amaral, em declarações à agência Lusa e agência Ecclesia.

"Há ali qualquer coisa que nós temos que resolver", disse o sacerdote, professor de eclesiologia e ecumenismo, considerando que o novo "Papa vai dar algumas sugestões", mas "não manda no mundo".

"Nós estamos numa situações de guerra e a ONU está-se a revelar, infelizmente, um instrumento obsoleto, não porque seja um instrumento mau, mas porque o mundo se está a deslocar para outro lado", explicou.

"O mundo hoje está numa situação que eu compararia com a situação que nós tínhamos antes da Primeira Guerra Mundial", com "uma classe política que não está à altura das circunstâncias", muitas vezes "por razões que parecem demasiado frívolas para um olhar de fé, porque é só pensar em dinheiro ou em poder", considerou o professor universitário.

E deu os exemplos dos conflitos entre a Ucrânia e Rússia, Israel e a Palestina ou a Índia e o Paquistão, como sinais de um mundo que está a "caminhar "alegremente" para uma guerra como aqueles países antes da Primeira Guerra Mundial, caminhavam alegremente" para o conflito militar global.

A diplomacia internacional tem hoje "instrumentos que são antiquados e que precisam de ser reformados", defendeu.

Sobre isso, o "Papa vai dar algumas sugestões", mas "não manda no mundo", avisou Salis Amaral.

A escolha do nome de Leão evoca o primeiro para como esse nome, Leão Magno, que negociou a paz com Átila, líder dos hunos, e salvou a cidade de Roma.

Por isso, penso que [Leão XIV] vai ser um defensor da paz e vai tentar que os Átilas que há por aí pelo mundo sejam parados, não com a força das armas,", mas com "uma paz desarmada e desarmante", disse, citando uma sua expressão no discurso inaugural, a partir da varanda da Basílica de São Pedro, na quinta-feira à tarde.

O sacerdote mostrou-se entusiasmado com a escolha de Prevost, porque é "uma pessoa que conhece muitos países, foi missionário e isso garante um lançamento à evangelização, à atenção às pessoas e um conhecimento de várias circunstâncias", a partir de uma cultura que "não é anglo-saxónica, é latina e é inca".

No plano interno, será necessário continuar o Processo Sinodal, um debate interno da Igreja para abordar a resposta a temas fraturantes de relação com a modernidade e ao papel dos leigos na própria gestão da organização.

Neste caso, "o problema não é simplesmente [assegurar]a continuidade, porque o Papa Francisco abriu muitos dossiers", porque "a questão é como levá-los para diante", porque "nunca se tinha feito um sínodo com tanta gente, tantos leigos, tantos padres, tantos religiosos e religiosas", explicou.

Por isso, "espero que, ao longo destes anos de pontificado, haja uma abertura cada vez maior ao Espírito Santo", defendeu o religioso.

O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito na quinta-feira Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho, tendo sido bispo de Chiclayo (Peru) e era o Prefeito do Dicastério dos Bispos.

Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

Leia Também: Papa Leão XIV renova a esperança de uma Igreja "profética e missionária"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2782923/leao-xiv-dara-prioridade-a-paz-num-mundo-em-guerra-e-com-onu-obsoleta?utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros