Damasco acusa combatentes drusos de violarem cessar-fogo em Sweida

  • 17/07/2025

Numa declaração, a presidência acusou as "forças fora da lei" - como se refere às facções drusas de Sweida - de violarem o acordo envolvendo-se em "atos de violência horríveis" contra civis.

 

Estes, alega, incluem "crimes que violam completamente as obrigações de mediação, ameaçam diretamente a paz civil e levam ao caos e ao colapso da segurança".

O comunicado de Damasco foi publicado após a agência oficial síria SANA noticiar que a aviação israelita bombardeou esta noite os arredores da cidade de Sweida (sul), quando estava em vigor uma trégua após violentos confrontos intercomunitários.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) adiantou que teria sido atingido um grupo de beduínos, comunidade que nos últimos dias protagonizou intensos confrontos com a minoria drusa local, que Israel apoia.

As forças israelitas não confirmaram até ao momento aquele que seria o seu primeiro ataque na Síria desde a retirada, durante última a noite, das forças governamentais sírias de Sweida, para onde tinham sido mobilizadas em apoio aos beduínos sunitas.

A retirada era exigida por Israel após confrontos entre combatentes drusos e tribos beduínas que causaram cerca de 600 mortos, segundo o OSDH.

 Israel bombardeou na quarta-feira posições das forças sírias em Sweida (sul) e também fez dois ataques na capital, Damasco, nomeadamente ao quartel-general do exército sírio e ao palácio presidencial.

Os ataques israelitas, alegadamente em apoio à minoria drusa envolvida em confrontos com sunitas beduínos e o exército sírio, foram condenados pelo Governo sírio e pela comunidade internacional.

Após os confrontos entre a comunidade drusa e as tribos beduínas em Sweida, que começaram no domingo, as forças do Governo sírio e os seus aliados foram enviados na terça-feira para a região, anteriormente controlada por combatentes drusos locais.

O OSDH, grupos drusos e outras testemunhas acusaram as forças de segurança sírias de inúmeros abusos.

O Departamento de Defesa (Pentágono) norte-americano afirmou hoje que Washington não apoiou os ataques israelitas na Síria.

O Presidente sírio, Ahmed al-Charaa, comentou hoje o sucesso dos esforços para conter o surto de violência na província de Sweida, cuja segurança estará nas mãos das fações locais e dos líderes religiosos.

"Os esforços do Estado para restaurar a estabilidade e expulsar as fações ilegais foram bem-sucedidos (...) Graças à intervenção eficaz da mediação americana, árabe e turca, a região foi salva de um destino incerto", disse o Presidente da Síria num discurso televisivo.

O líder sírio explicou que decidiu deixar a segurança de Sweida nas mãos de fações locais e líderes religiosos, depois de a chegada das forças governamentais para assumir estas tarefas ter desencadeado intensos confrontos.

"Tínhamos duas opções: abrir uma guerra com a entidade israelita à custa do nosso povo druso e da sua segurança, desestabilizando a Síria e toda a região; ou permitir que os líderes drusos caíssem em si e priorizassem o interesse nacional", concluiu Al-Charaa.

[Notícia atualizada às 23h59]

Leia Também: Médio Oriente. Novo ataque aéreo israelita em Sweida, diz agência síria

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2824030/damasco-acusa-combatentes-drusos-de-violarem-cessar-fogo-em-sweida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros