Benfica-Sporting condiciona do metro... à política. Tudo o que deve saber
- 09/05/2025
Sporting e Benfica partilham a liderança da I Liga de futebol e defrontam-se no sábado, a partir das 18h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, num jogo que pode ditar o vencedor do campeonato português de futebol. O dérbi condicionará desde o Metropolitano às ações de campanha eleitoral na capital portuguesa. Fique a par de todos os constrangimentos.
Estacionamento estará condicionado. Mas onde?
O estacionamento estará condicionado em artérias na zona do Marquês de Pombal, em Lisboa, a partir das 09h00 de sábado e o Túnel do Marquês será encerrado às 15h00 devido ao jogo de futebol Benfica-Sporting, anunciaram hoje as autoridades.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a partir das 09h00 de sábado haverá reserva de estacionamento na Alameda Edgar Cardoso e Avenida Sidónio Pais e, a partir das 15h00, será fechado o Túnel do Marquês para montagem de um hospital de campanha.
E quanto ao trânsito?
A PSP anunciou "cortes progressivos" em diferentes artérias da capital, com especial incidência para o Marquês de Pombal, onde será montado um recinto para eventuais festejos, pelo que o espaço será fechado e será interdita a circulação a partir das 17h30.
Os condicionamentos de trânsito serão momentâneos, durante a deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, a partir do início da tarde, acrescentou a PSP.
Ainda segundo a polícia, o objetivo é evitar que exista concentração de adeptos dentro ou em redor da rotunda da conhecida praça lisboeta, e apenas no fim da partida os adeptos do clube que eventualmente vier a sagrar-se campeão poderão entrar no recinto improvisado para as celebrações, caso aconteçam.
Metro também estará condicionado
O Metropolitano de Lisboa também alertou hoje que as estações do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas vão fechar ao público a partir das 17h30 de sábado, face aos eventuais festejos do campeão nacional de futebol, "por razões de segurança e por indicação da PSP".
Habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos de ambos os clubes, separados por poucos quilómetros de distância, concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores.
Cerca de 60 estabelecimentos comerciais podem ter de encerrar mais cedo
Devido ao perímetro de segurança junto ao Marquês de Pombal definido pela PSP, a CML determinou a restrição do horário de funcionamento, a partir das 17h00, de cerca de 60 restaurantes, cafés, supermercados e diversos estabelecimentos comerciais nas zonas do Marquês de Pombal e do Parque Eduardo VII, nas freguesias de Santo António e Avenidas Novas.
No entanto, a obrigatoriedade de fecho fica sem efeito se após o fim do jogo Benfica-Sporting, pelas 20h00, não haja campeão nacional de futebol.
Sporting lançou alerta a adeptos
Os leões informam que "a concentração no Estádio José Alvalade tem início às 13h30" (hora de Portugal Continental), ao passo que a saída rumo ao recinto encarnado, "no habitual cortejo devidamente supervisionado pelas forças de segurança", decorrerá às 15h00.
Recomendaram ainda evitar "circular pelas zonas envolventes ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica, em especial pela zona do Alto dos Moinhos e Avenida Machado Santos", assim como usar “indumentária do Sporting CP em zonas que não sejam do Sporting CP, garantido assim a segurança de todos”.
Dérbi também afeta campanha eleitoral
As ações de campanha eleitoral de PS, AD e IL acabam mais cedo no sábado por causa do dérbi Benfica-Sporting, que pode ser decisivo para o título de campeão nacional de futebol.
Do lado do PS, fonte do partido confirmou à Lusa que há várias ações marcadas para sábado, com passagem por Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e Bragança, com o comício a terminar antes do início do jogo, uma vez que foi tido em conta a realização do dérbi no planeamento da campanha.
A AD deverá terminar ainda mais cedo, sendo que a última iniciativa deverá ser um almoço em Famalicão, e os liberais seguem o mesmo caminho e só têm agenda até à hora de almoço. De manhã, a partir das 11h00, o partido vai estar na praia de Santo Amaro de Oeiras para uma "manhã desportiva".
As ações marcadas pelo Livre também não vão coincidir com o jogo 'grande' da 33.ª jornada da I Liga, uma vez que a última paragem de sábado está marcada para as 15h00, com uma visita e reunião com a YouthCoop, no Cacém.
Já o Chega tem agenda que deverá coincidir com o final do dérbi entre Benfica e Sporting, uma vez que o partido vai começar o dia com uma arruada em Vila Real e segue depois para Viseu, onde tem marcado um jantar para as 20h00, sem alterações previstas.
O PAN, a CDU e o Bloco de Esquerda escolheram marcar presença a Norte do país durante a tarde de sábado, também sem mudanças de planos motivadas pelo dérbi lisboeta.
Recorde-se que, caso nenhum dos rivais se sagre campeão no sábado, ganha preponderância a última jornada, agendada para o fim de semana eleitoral de 18 de maio, quando o Sporting é anfitrião do Vitória de Guimarães e o Benfica visita o Sporting de Braga.
Leia Também: Benfica encerrou preparativos do dérbi contra o Sporting (com alegria)