BE/Loures exige "suspensão de demolições" e acusa: "Falta de humanismo"

  • 14/07/2025

"Exigimos [...] a suspensão imediata de todas as demolições que não tenham previstas soluções de realojamento adequado...", lê-se num comunicado dos bloquistas de Loures.

 

A Câmara de Loures procedeu hoje à demolição de cerca de 30 das 64 casas autoconstruídas previstas demolir no Bairro do Talude Militar, prosseguindo os trabalhos na terça-feira, disse à agência Lusa fonte da autarquia.

Para o BE, as demolições levadas a cabo "representam um ataque violento aos direitos das populações mais vulneráveis do concelho e uma clara violação da dignidade humana".

"Estas ação, executada sem diálogo com os cidadãos, sem a presença obrigatória de assistente social e sem soluções reais de realojamento, mostram a crueldade de um poder autárquico que prefere exibir força em vez de resolver problemas sociais", acusam os bloquistas.

A secção do BE de Loures afirma que tudo não passa de um "lamentável episódio de campanha eleitoral autárquica promovido pelo PS, mimetizando na forma e no conteúdo a política agressiva da extrema-direita".

"A desresponsabilização sistemática da autarquia, passando sempre a competência de resolução da situação para o Governo, demonstra a insensibilidade e a falta de humanismo que cada vez mais caracteriza a governação do PS em Loures", lê-se na nota.

O Bloco de Esquerda afirma, ainda, que "condena veementemente" esta operação, que afirma seguir "a lógica do despejo como política de habitação".

A execução dos trabalhos para a demolição das habitações precárias arrancou hoje às 12:00, num clima de tensão entre os moradores do Bairro do Talude Militar e a PSP, e terminou cerca das 16:00, como constatou a agência Lusa no local.

Em declarações à Lusa, fonte da Câmara Municipal de Loures, do distrito de Lisboa, adiantou que durante o dia de hoje foram destruídas cerca de 30 casas autoconstruídas, retomando o trabalho na terça-feira, "até estarem demolidas as 64 habitações previstas".

Segundo indicou a Câmara de Loures, nas 64 habitações viviam 161 pessoas, sendo que destas 62 são crianças, que têm agora de procurar alternativa habitacional.

Leia Também: Demolições? Vida Justa acusa Loures de impedir acesso ao direito

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2821875/beloures-exige-suspensao-de-demolicoes-e-acusa-falta-de-humanismo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros