Áustria anuncia deportação de criminoso sírio (1.ª na UE em vários anos)

  • 03/07/2025

A Áustria expulsou um criminoso sírio para o seu país de origem, sendo a primeira deportação do género na União Europeia nos últimos anos, anunciou hoje o Ministério do Interior austríaco.

 

Esta decisão "faz parte de uma política de asilo rigorosa e, por isso, justa", afirmou o ministro Gerhard Karner num comunicado enviado à agência France-Presse (AFP).

"Isto envia um forte sinal de que a Áustria deporta sistematicamente criminosos condenados, agora também para a Síria. Continuaremos neste caminho com determinação e rigor", acrescentou.

O governo austríaco, que não realizava uma deportação deste género há cerca de 15 anos, comentou, ainda a respeito deste caso, que está a "liderar o caminho na Europa".

De acordo com relatos na imprensa internacional, o cidadão em causa perdeu o seu estatuto de refugiado em 2019, devido aos seus antecedentes criminais e a deportação foi planeada nos últimos dias em acordo com as autoridades sírias.

Karner viajou para Damasco no final de abril com o homólogo alemão para discutir o regresso dos refugiados com as novas autoridades sírias, ao fim de quase 14 anos de guerra civil, e analisar formas de reforçar a cooperação em matéria de segurança.

Após a queda do ex-Presidente Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, o debate sobre o acolhimento de sírios ressurgiu na Europa, com vários Estados a anunciarem o congelamento dos procedimentos de pedido de asilo entre o forte crescimento eleitoral dos partidos de extrema-direita.

A Áustria, que alberga quase cem mil sírios, foi mais longe e iniciou a revogação do estatuto de cerca de 2.900 refugiados e suspendeu os procedimentos de reagrupamento familiar, uma medida que o novo executivo, liderado por um chanceler conservador, quer alargar a todas as nacionalidades.

O país está sob pressão do partido nacionalista FPO, que se encontra na oposição, apesar de ter vencido as últimas legislativas com uma agenda contra a imigração e política de asilo.

As autoridades de Viena chegaram a oferecer mil euros aos sírios que aceitassem regressar a casa, no seguimento do golpe militar que depôs o regime autoritário de Al-Assad e que colocou no poder os líderes do movimento rebelde de inspiração islamita HTS.

Até ao momento, apenas 350 sírios regressaram voluntariamente desde o final de 2024, em comparação com um total de 200 em 2023 e 2024, segundo dados oficiais.

Leia Também: Sírio acusado de ajudar jovem que planeou atentado em concerto de Taylor

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2816063/austria-anuncia-deportacao-de-criminoso-sirio-1-na-ue-em-varios-anos


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros