Ataque huti fez quatro mortos e 11 desaparecidos

  • 11/07/2025

A atualização da Operação Aspides da UE ocorreu enquanto forças de segurança privadas continuam a procurar sobreviventes do Eternity C, um graneleiro de propriedade grega afundado na quarta-feira.

 

Dez pessoas foram recuperadas com vida, incluindo oito tripulantes filipinos e um grego e um indiano da equipa de segurança da embarcação, informou a operação da UE.

Quinze pessoas continuam desaparecidas, incluindo os quatro presumivelmente mortos, informou a missão.

"Todos os navios próximos são aconselhados a estarem atentos", disse a missão da UE.

Os Hutis, movimento xiita que que controla grande parte do Iémen, disseram ter feito reféns entre a tripulação.  

A Embaixada dos EUA no Iémen --- que opera a partir da Arábia Saudita há cerca de uma década --- afirmou que os Hutis "raptaram" os marinheiros.  

O número de mortos é o maior de qualquer ataque marítimo levado a cabo até hoje pelos Hutis, apoiados pelo Irão, na crucial rota comercial marítima por onde circula anualmente carga avaliada em 1 bilião de dólares.

Os rebeldes afirmam estar a atacar navios para apoiar os palestinianos na Faixa de Gaza na guerra entre Israel e o Hamas e, no total, afundaram quatro embarcações.

O ataque ao Eternity C ocorreu após o afundamento do graneleiro Magic Seas num ataque semelhante no fim de semana passado.  

Nem a força naval europeia nem forças dos Estados Unidos escoltavam os dois navios quando foram atacados.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou hoje os novos ataques dos rebeldes Hutis no mar Vermelho, avaliando tratar-se de uma perigosa escalada no conflito.

"O secretário-geral condena veementemente o retomar dos ataques Hutis contra embarcações civis que transitam pelo mar Vermelho, especialmente os ataques que ocorreram entre 06 e 08 de julho", afirmou o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric.

O secretário-geral pediu aos rebeldes do Iémen que não tomem qualquer ação que impeça as operações de busca e salvamento dos desaparecidos.

Para o líder dos rebeldes, o naufrágio dos dois navios é uma "lição clara" para as companhias marítimas que transportam mercadorias para Israel.

"O que aconteceu é uma lição clara para todas as empresas de transporte marítimo que operam ao serviço do inimigo israelita e que serão tratadas com este nível de firmeza", afirmou Abdulmalik al-Huthi, no discurso semanal transmitido pela televisão.

"Nenhuma empresa que transporte mercadorias para o inimigo israelita através da zona declarada de operações poderá continuar", acrescentou o líder dos rebeldes iemenitas, apoiados pelo Irão.

Os ataques representaram uma escalada significativa nas operações navais dos Hutis e destacaram a crescente capacidade de perturbar a atividade marítima numa das vias navegáveis mais importantes do mundo.

Os Hutis integram o chamado "eixo de resistência" contra Israel, liderado pelo Irão, de que fazem parte outros grupos extremistas da região como o Hamas, a Jihad Islâmica palestiniana ou o libanês Hezbollah.

Os rebeldes iemenitas lançaram centenas de ataques contra Israel e a navegação comercial no mar Vermelho desde o início da guerra na Faixa de Gaza, a 07 de outubro de 2023, em solidariedade com o movimento islamita palestiniano Hamas.

Desde então, as forças Hutis lançaram também centenas de mísseis contra o território israelita. 

Durante o agravamento da situação militar entre Israel e o Irão, no mês passado, os Hutis interromperam os ataques que foram retomados pouco depois.

O grupo insistiu que vai continuar as ofensivas até que Israel termine a operação militar em Gaza.

Leia Também: Vinte e dois antigos embaixadores da UE pedem pressão sobre Israel

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2820825/ataque-huti-fez-quatro-mortos-e-11-desaparecidos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Loc em Emissao

Pedido de Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Parceiros